Atletas demonstram garra e superação na primeira etapa do SãoSebáRun em Barequeçaba, São Sebastião.

A primeira etapa do Circuito SãoSebáRun foi realizada em Barequeçaba, em São Sebastião, domingo 2 de abril. O dia ensolarado foi marcado pela participação de 350 atletas que competiram nas categorias 5k e 10k. Todos os competidores, que vieram de cidades da região e capital paulista, demonstraram garra e superação para terminar o percurso com o melhor tempo possível.

O primeiro colocado na posição geral na categoria 5k foi Adailton dos Santos, 37, da equipe Ilhabela. O corredor já compete há 17 anos no atletismo e pretende participar das outras etapas do circuito. O problema para ele são os outros campeonatos que existem no mesmo período pelo Brasil e que ele costuma concorrer a medalhas.

“Achei o circuito muito bem organizado, pois disponibilizou uma ótima estrutura para os atletas. Eu já enfrentei provas mais complicadas e essa consegui vencer com tranquilidade. O meu treinamento costuma ser intenso e chego a correr de 180 a 190 km por semana. O resultado positivo acabou sendo conquistado graças a esse preparo”, comentou o atleta de Ilhabela.

Na classificação geral do 5k feminino, a campeã foi Jucélia Maria Nogueira dos Santos, 31, moradora da Vila Sahy, bairro da Costa Sul de São Sebastião. A atleta começou a praticar o atletismo apenas há um ano e já teve sua primeira conquista. Ela faz parte da equipe KOI TEAM de Boiçucanga e contou que essa foi sua terceira corrida.

“Sou praticante de Muay Tay, no entanto, no ultimo ano acabei me interessando por corridas e fui incentivada pelos meus treinadores a seguir sonhando. Participarei com toda certeza das próximas etapas e darei o meu melhor para vencer esse torneio”, complementou Maria.

O campeão na categoria masculino 10k foi o também membro da equipe Ilhabela, Claudiano Pires Souza, 21. Ele afirmou que a reta final da prova exigiu o máximo de seu físico. “Tive que me concentrar ao extremo no final do percurso, porque parecia que não iria aguentar. Entretanto, quando estamos lá conseguimos nos superar e a vontade de vencer foi maior que o cansaço”, disse.

A campeã no posicionamento geral do 10k feminino foi Geisla dos Santos Moraes, que comemorou muito no pódio com seus amigos da equipe G Ilhabela.

Organização e outros atletas.

O organizador do evento, Fernando Oliveira, comentou que a etapa Areia de Barequeçaba foi um tremendo sucesso, apesar de alguns imprevistos que surgiram no decorrer do evento. Para ele, as prioridades do circuito eram o conforto e a estrutura destinada aos atletas. Oliveira também pratica o esporte há muitos anos e acredita no desenvolvimento da modalidade dentro no município.

“Foi um desafio organizar tudo isso, eu tive a ideia em outubro e hoje ver a realização e o sucesso do evento é muito gratificante. As parcerias e apoios foram essenciais para alcançarmos esse resultado positivo de agora”, concluiu Fernando.

Os competidores tinham faixa etária de 16 a 70 anos de idade e as categorias eram de dez em dez anos. Uma das atletas mais experientes da competição foi Dirce Martinone de Almeida, 69, que ganhou a categoria 5k, dos atletas entre 55 e 65.

“Levo uma vida no esporte, porque jogo vôlei, danço e corro. Todo dia, meu marido de 70 anos e eu corremos quatro quilômetros para manter o preparo físico. Sofro na largada, pois os competidores ficam muito atrelados e acaba complicando um pouco”, contou a veterana.

Outra competidora experiente e que ficou contente com o resultado foi Egilda Ruiz, 56, que ficou em segundo lugar. “Muito legal o circuito, fiquei feliz com o resultado e espero conquistar o primeiro lugar do pódio na próxima. Mas o que importa mesmo e a participação e a atividade”, disse Ruiz.

O prefeito da cidade, Felipe Augusto (PSDB), esteve presente e disse que, com esse evento, São Sebastião demonstra que pode ter campeonatos de grande rendimento e qualidade.

O Portal Tamoios News é um dos parceiros e se tornou a mídia oficial das quatro etapas ao longo de 2017, compostas por Areia (Praia de Barequeçaba); Sunset (Rua da Praia e Centro), em junho; Endorfina (Enseada), em agosto; e a meia maratona (Juquehy), no mês de novembro.

Abaixo algumas imagens do evento:

Fotos: Fábio Mota Fotografia

Confira os resultados

Classificação geral

10k masculino:

1.Claudiano Pires Souza: 34:41minutos

2.Jose Carlos Rodrigues Santos: 34:49 minutos

3.Jose Paulo Silva: 35:49 minutos

4.Francisco das Chagas: 38:22 minutos

5.Rogerio dos Santos Domingues: 38:24

10k feminino:

1.Geisla dos Santos Moraes: 38:59

2.Eliana Sanchez: 47:04 minutos

3.Maria Aparecida Ventura: 47:06 minutos

4.Cássia Aparecida de Castro Dedate: 49:29 minutos

5.Rosangela Aparecida da Silva: 51:09

5k masculino:

1.Adailton dos Santos: 15:09 minutos

2.Luciano Alves de Oliveira: 17:31 minutos

3.Paulo Henrique Soares: 17:51

4.Adnalon Santos de Oliveira: 17:56

5.Marcelo Teixeira Bispo: 18:08

5k feminino:

1.Jucélia Maria Nogueira dos Santos:19:33

2.Edilma Souza Lima:20:05

3.Maria Hilma Aguilar de Carvalho:22:54

4.Jessica Felix da Silva:23:05

5.Gilsa Alves dos Santos:23:12

Texto: TamoiosNews, Rafael César, de São Sebastião